Barbara Basso

Há 15 anos atuando em organizações sociais, tem ampla experiência internacional e em gestão de projetos sociais complexos, trabalhando em organizações sociais de grande porte.

Foi presidente do escritório local da AIESEC Porto Alegre, foi diretora nacional da AIESEC no Brasil, da AIESEC na República Tcheca e coordenou as operações da regional da AIESEC na Europa Centro-Oriental, realizando e coordenando atividades em 27 países da região.

Na Costa Rica, trabalhou com desenvolvimento de capacidade local para implementar sistemas de microcrédito com comunidades rurais, na Fundación Integral Campesina (FINCA). No Uruguai, atuou com desenvolvimento de novos projetos e relações externas em organização que capacita profissionalmente jovens de baixa renda, por meio do Programa Cardijn.

Atuou como coordenadora de projetos de apoio a empreendedores na Aliança Empreendedora, fundou e liderou o escritório da organização na Bahia, e desenvolveu metodologias de apoio a empreendedores para essa organização.

Hoje, atua como desenvolvedora de metodologias para impacto social no Social Good Brasil. Já liderou o laboratório de apoio a inovadores sociais (SGB Lab) e o programa de aceleração de negócios sociais do SGB, em parceria com a Santa Clara University (EUA). Ao todo, foram apoiadas 120 iniciativas e organizações sociais nos programas que liderou no Social Good Brasil.

Atua como professora e conteudista em diferentes instituições de ensino: professora no Curso de Extensão em Gestão para profissionais de saúde na UDESC, conteudista no curso de pós-graduação em Empreendedorismo e Inovação Social da Unicesumar, conteudista e professora no MBA em Empreendedorismo e Inovação da Estácio de Sá de Florianópolis. Atualmente é professora na pós-graduação em Empreendedorismo Social e Negócios Sociais do Instituto Legado.

É a replicadora licenciada no estado de Santa Catarina da metodologia Jornada Empreendedora da Aliança Empreendedora, tendo formado mais de 140 empreendedores desde 2016. Também é certificada pela metodologia PMD Pro – níveis 1 e 2 e facilita turmas presenciais e virtuais sobre a metodologia PMD desde 2012.

Doutoranda em Administração pela UDESC na área de Inovação Social, estuda metodologias de suporte a inovação social. É bacharel em Administração de Empresas e mestre em Administração ambos pela UFRGS. Em seu mestrado na área de inovação, tecnologia e sustentabilidade, desenvolveu pesquisa sobre educação para a sustentabilidade.