Neste post, sobre o encerramento e fechamento de projetos, vamos relatar os achados e as construções dos participantes dos encontros da Jornada PQPS! no último encontro, o VSF8. Se você não acompanhou os outros posts, pode ler o relato dos encontros aqui no nosso blog buscando pelo termo “VSF” no campo de busca. Você também pode ler pelo relato do VSF 7 neste link.
No Vamos Ser Francos 8, o oitavo e último encontro da Jornada PQPS!, abordamos a também última etapa do ciclo de vida de um projeto de impacto socioambiental, o “Encerramento”. O que acontece nesta fase? Ela chega a ser uma fase? A gente tem que planejá-la? É sobre isso que conversamos neste encontro e vamos relatar neste post.
O processo de encerramento de projetos socioambientais
A fase de encerramento dos projetos é uma das etapas mais relegadas dos projetos. Parece uma fase chata e meio sem graça, cheia de burocracias e cheias de “tem que”. Mas essencialmente, nela, podemos temos como responsabilidade realizar três tarefas:
- Fechar efetivamente o projeto;
- Rever ou consolidar os aprendizados; e
- Celebrar.
Perguntas para refletir sobre a fase de encerramento dos projetos socioambientais
Durante o encontro e com base nos casos que trouxemos para os participantes da Jornada PQPS!, refletimos sobre as seguintes questões estruturantes desta fase do ciclo de vida dos projetos socioambientais:
1. Quando vocês pensam no final do projeto?
2. Quando o projeto acaba, o que ele vira?
Casos para ilustrar o encerramento de projetos de impacto socioambientais
Para discutir o processo de encerramento de projetos socioambientais, conversamos com a Floriana Breyer da Climate Ventures e com a Roberta Procópio do Instituto Auá. Nas entrevistas com elas, falamos sobre como os respectivos projetos foram pensados desde os seus inícios para quando terminassem deixassem um legado para as organizações e para as comunidades com as quais atuam.
O que se discutiu no encontro sobre a fase de encerramento de projetos socioambientais
Durante o encontro, discutiu-se as seguintes questões:
- Como a gente entrega o fim de um projeto? E se
- O final do projeto é o fim de tudo?
Considerações finais sobre o VSF8, sobre o encerramento de projetos de impacto socioambiental
Um projeto no campo socioambiental pode ser um ambiente fértil para teste e prototipagem de soluções inovadoras para uma organização do setor de impacto. O projeto pode ser uma célula segura para a construção de uma nova solução de algo que no futuro pode se tornar um novo processo ou um novo produto que resolve um problema na organização.
Foi o exemplo apresentado no caso da Climate Ventures. O relato deles no podcast pode ser ouvido no podcast. No Instituto Auá, o processo de transferência de conhecimento construído ao longo do projeto, para garantir que ao seu término a comunidade e os participantes se apoderassem do que aconteceu no período de execução também ficou evidente. O relato do caso do Instituto Auá também pode ser ouvido no podcast.
Esperamos que o conteúdo debatido durante o nosso oitavo e último encontro Vamos ser Francos possa te auxiliar no gerenciamento de seus projetos! Para ler os materiais que embasaram nossas conversas, você pode acessar a curadoria da deste encontro da Jornada PQPS! gratuitamente na Aupa neste link.