Nas últimas oito semanas a Rede Tekoha realizou, com o apoio do Instituto de Cidadania Empresarial e apoio institucional da Aupa Jornalismo de Impacto e ponteAponte, a Jornada de Perguntas e Questionamentos sobre Projetos Socioambientais – a PQPS!.
Ao longo de quase dois meses, gestoras e gestores de negócios de impacto de todo o Brasil puderam participar de encontros e atividades em busca de soluções para aumentar as capacidades de tomada de decisão e de gerenciamento de projetos nas suas organizações.
Tendo o diálogo e a troca de experiências como ponto de partida, os participantes puderam debater os principais desafios que surgem durante a gestão de um projeto, ampliar o repertório teórico e prático, rever comportamentos e dar novos passos em direção a soluções e mudanças reais.
Vamos Ser Francos?
Além de entrarem em contato com um amplo conteúdo multimídia, disponibilizado gratuitamente na Biblioteca Pública no site da Aupa, os participantes puderam participar das VSF – Vamos Ser Francos – reuniões nas quais os gestores e suas equipes puderam ser francos com suas perguntas e questionamentos sobre gestão de projetos.
Cada reunião resultou em debates e conteúdos ricos que você pode conferir em nossa série de posts dedicados aos VSF.
Na lista abaixo você encontra os temas de cada um desses encontros e o link com o resumo:
VSF1: Nele alinhamos alguns conhecimentos iniciais sobre projetos para o campo de impacto social e trouxemos casos para ilustrar triângulo de gestão e programas de projetos socioambientais.
Os elementos para uma gestão de projetos “de sucesso”.
VSF2: Durante este encontro falamos sobre o conceito e a importância da empatia e da coleta de dados primários e secundários para que se entenda de forma abrangente as necessidades reais dos beneficiários do projeto.
Da justificativa à construção da lógica de intervenção de um projeto de impacto socioambiental
VSF3: Neste encontro, caminhamos para a etapa de Configuração e Aprovação de Projetos, seguindo a lógica do Ciclo de Vida de Projetos de Impacto Socioambientais, apresentado pela metodologia Project DPro.
Configuração e Aprovação de um Projeto Socioambiental
VSF4: Em um ano de pandemia aprendemos que nossos planos precisam ser revistos constantemente e, por isso, abordamos em nosso encontro o conceito de planejamento em etapas, ou planejamento em ondas sucessivas.
Planejamento em ondas sucessivas de um Projeto Socioambiental
VSF5: No 5º encontro, a gente abordou a cultura do método ágil para apoiar na reflexão sobre a iteração/conexão entre as etapas de planejamento e implementação.
Ferramentas Tradicionais e Ferramentas Ágeis
VSF6: A fase de implementação dos projetos é o momento que o gerente precisa garantir que todos os planos feitos até aqui sejam implementados e para tal é preciso usar ferramentas.
Ferramentas de Implementação de Projetos Socioambientais
VSF7: Monitoramento, avaliação, accountability e aprendizados são os elementos que compõem a sigla MEAL (que do inglês são Monitoring, Evaluating, Accountability and Learning), e são processos que acontecem transversalmente ao ciclo de vida de projetos.
Monitoramento Avaliação Accountability e Aprendizados na Gestão de Projetos Socioambiental (MEAL)
VSF8: A fase de encerramento dos projetos é uma das etapas mais relegadas dos projetos. Parece uma fase chata e meio sem graça, cheia de burocracias e cheias de “tem que”. Falamos sobre esta fase no ultimo encontro.
Encerramento e fechamento de projetos
Ouça o podcast PQPS! Talks
O podcast da Jornada de Perguntas e Questionamentos sobre Projetos Socioambientais é uma série de casos gravados a partir dos desafios que gestores de projetos de negócios socioambientais brasileiros vivenciam nas suas instituições. Eles também fizeram parte dos encontros VSF e podem ser escutados na íntegra, acesse anchor.fm/rede-tekoha e confira!
Guia Completo de Gestão de Projetos de Impacto
Quer baixar gratuitamente a última edição do Guia de Gestão de Projetos Project DPro em português?
É só inserir seu nome e e-mail abaixo, que você será direcionado para o PDF.