O primeiro post sobre os termos usados no terceiro setor foi um sucesso, e hoje é dia de apresentar novos termos que fazem parte do Dicionário de Projetos da Tekoha. Vem descobrir nossos significados com a gente:
Desenho de projeto
Desenhar um projeto é deixar clara qual é a sua concepção e estrutura. No extinto PMD Pro, a primeira versão do Project DPro, o Ciclo de Vida de um projeto tinha uma fase chamada Identificação e Desenho de Projetos. Esta fase não existe mais no Guia de gestão de projetos da PM4NGOs.
Design thinking
O Design Thinking é uma maneira de olhar para processos e sistemas centrada no ser humano. Abordagem para gerar inovação que integra as necessidades das pessoas, as possibilidades da tecnologia e os requisitos para o sucesso de um negócio ou projeto.
Dados
Dados são observações documentadas ou resultados da medição. No contexto de gestão de projeto, são relevantes especialmente para identificar necessidades dos envolvidos em um projeto e desenhá-lo de acordo; monitoramento da execução; avaliação dos resultados, objetivos alcançados e mensuração de impacto.
Duração de atividades
Quantidade de tempo que cada atividade vai demorar e que vai definir o tempo total de duração do projeto. Cálculo estimado do tempo total do projeto, com o uso do Diagrama de Rede, é feito baseado na soma da duração das atividades.
E.A.P ou EAP
Estrutura Analítica de Projetos. Tradução para português de WBS (Work BreakDown Structure). Método que ajuda a quebrar em pequenos pacotes de entregas gerenciáveis todo o projeto. Construído com base na linha de Resultados da Matriz do Marco Lógico.
Encerramento
Última fase do Ciclo de Vida de Projetos, segundo o Guia de Gestão de Projetos da PM4NGOs. A fase inicia por volta do meio da fase de Implementação de todas as atividades de fechamento. Acontecem nesta fase: confirmação dos resultados com os beneficiários, coleta de lições aprendidas, conclusão das atividades administrativas, financeiras e contratuais de fechamento.
Escopo
Aquilo que se precisa entregar ao final do projeto. Escopo é um dos lados do Triângulo de Gestão, junto com tempo e recursos. Pode ser diferenciado em Escopo de Projeto, e Escopo de Produto. Escopo de Projeto é tudo que é necessário ser feito para entregar o que o projeto pretende entregar. O Escopo de Produto é tudo que o Projeto se propõe entregar efetivamente.
Estado futuro
É o que queremos atingir após a intervenção do projeto. É onde imaginamos que estaremos no final do projeto quando as mudanças que esperamos ter realizado foram efetivadas.
Ferramenta de gestão
Técnicas que auxiliam profissionais na tomada de decisões. As ferramentas de gestão são recursos que podem aprimorar processos, otimizar resultados e direcionar os rumos de um projeto. As ferramentas podem ser tabelas, esquemas, softwares, guias de boas práticas e boas perguntas, canvas.
Fontes de verificação
As fontes de verificação são os locais de onde obtemos as informações para medir os indicadores de um projeto. As fontes de verificação devem buscar ter boa relação custo benefício e medir diretamente os indicadores, mantendo-os simples.
Fase do ciclo de vida
Cada uma das partes de um diagrama que, em conjunto, representa um projeto. As fases juntas representam o ciclo de vida do projeto identificando a sequência lógica de atividades que atingem as metas ou objetivos do projeto.
Folga ou flutuação
Ao desenhar o diagrama de rede, a folga é a quantidade de tempo que uma tarefa pode atrasar sem causar atraso na data de conclusão do projeto.
Gráfico de Gantt (Diagrama de Gantt)
Representação gráfica por meio de barras para representar um cronograma de atividades de projeto. Considera as datas de início, término e duração esperada de cada atividade. É uma das ferramentas preferidas para desenvolvimento de cronogramas, também é chamado de plano de trabalho. Ilustração das atividades de um projeto na qual elas são alocadas paralelamente e as dependências são visíveis graficamente.
Governança
É a estrutura ou conjunto de combinados que fornece as condições para o gerenciamento e para a tomada de decisão durante a gestão de um projeto ou área, articulando claramente os papéis, responsabilidades e tolerâncias (autoridade) de cada nível no gerenciamento.
Gerente de projetos
É o profissional responsável por garantir o sucesso geral do projeto. Não é obrigatoriamente o profissional que pessoalmente é responsável por concluir o trabalho do projeto. É a pessoa que colabora estreitamente com uma série de partes interessadas para garantir que o trabalho do projeto seja concluído.
E então, você já conhecia esses termos?
Conta pra gente o que achou nos comentários. Até o próximo post!