O planejamento estratégico é parte essencial para a sobrevivência, crescimento e desenvolvimento de um negócio, seja ele de qualquer tipo de mercado. Lá em 2020, a TM3 – gestora de investimentos especializada em empresas de tecnologia – decidiu que era o momento de focar na estruturação desse planejamento em todas as suas frentes de atuação, para se fortalecer ainda mais. E foi aí que a gente entrou!
A Rede Tekoha, por meio do trabalho da Alexandra Meira, foi convidada a realizar a facilitação do primeiro planejamento estratégico da TM3, e seguiu acompanhando durante os dois anos seguintes, em um desafio muito interessante no qual conseguimos aplicar diversas metodologias que compartilharemos com vocês a seguir.
Sobre a TM3
A TM3 é uma gestora de investimentos especializada em empresas de tecnologia que atua na administração de fundos de alto risco e na análise de fusão e aquisição de médias e grandes empresas. Tem como suas três principais frentes de atuação a administração de fundos de capital de risco (venture capital), imobiliário (real state) e gestão de ativos (asset management).
Apesar de estar no mercado há mais de 10 anos, a organização ainda não contava com um planejamento estratégico integrado entre suas frentes de negócio que permitisse consultar decisões tomadas no passado, avaliar os aprendizados, mensurar resultados e/ou projetar ações futuras.
Mapeamento sobre desejos e visão da alta gestão
Um dos grandes desafios deste projeto foi unificar os objetivos da organização respeitando as necessidades de cada uma das unidades de negócio, que até então eram independentese não tinham estratégias alinhadas.
Para isso, começamos pelo básico: definir a missão, visão e valores da empresa para que, juntas, todas as áreas pudessem trabalhar tendo-as como diretrizes. Além de traçar esses pontos considerando a empresa de forma geral, foi definida também a visão das três frentes de negócios existentes na época. Com isso em mãos, pudemos partir para os próximos passos.
Colocando no papel e tirando dele
Durante os primeiros encontros presenciais com toda a equipe e reuniões com áreas internas e de negócio, foi realizada a estruturação do planejamento estratégico de 2 anos (2021/2022). Os encontros seguintes tiveram como foco o acompanhamento deste planejamento, com revisão feita a partir do uso de métodos ágeis.
A gente já falou desses métodos aqui neste post – vale a pena dar uma conferida! Mas, de forma geral, a principal diferença do método tradicional para o método ágil é que o primeiro acredita que o planejado levará ao sucesso e ao final (ou perto dele) se perceberá o sucesso do projeto. Já o segundo assegura uma cultura e as práticas que constantemente guiam a equipe a se questionar se o que foi planejado e está sendo executado agregam valor ao projeto e a todos os stakeholders envolvidos. Com isso, existe uma permissão de revisão e correção de rota constantes.
Mensurar, revisar e mudar, se preciso for
Os encontros seguintes tiveram como foco a mensuração de resultados no primeiro ano, para que pudéssemos seguir para o segundo ano do planejamento. Essa revisão foi feita no primeiro semestre de 2022, junto com pequenos ajustes para o segundo semestre.
Durante esse processo, foram revisados os RoadMaps de todas as áreas para que pudéssemos avaliar se todos estavam no tempo certo de entrega. Pela primeira vez na história da organização, foi realizada uma leitura do que cada área pode e deve oferecer a outra, potencializando a integração entre elas.
O que vem a seguir
No final de 2022, foi revisitada a visão da TM3 para os próximos dois anos (2023 e 2024). A partir disso, o conselho estratégico desenhou o Balanced Scorecard (BSC) da empresa como um todo e os gestores de cada unidade de negócio também desenharam os BSCs de suas áreas. O BSC é uma metodologia de gestão que reúne dados de quatro grandes perspectivas (financeira, clientes, processos internos e de aprendizado & crescimento) para tomadas de decisões, objetivos e mapas de ações futuras.
Com todas essas informações e trabalho conjunto entre as diferentes frentes de atuação da TM3, foi possível criar uma timeline unificada com os principais marcos dos RoadMaps das equipes, realinhar cronogramas e criar indicadores para os próximos anos.
- 5 encontros presenciais com toda a equipe;
- 14 reuniões com áreas internas e de negócio;
- pré-encontros presenciais para revisão/retrospectiva e mapeamento de expectativas de entrega.
- mapeamento sobre desejos e visão da alta gestão
- definição de ferramentas/frameworks para desenho do planejamento estratégico
- orientações sobre método ágil
- definição de indicadores
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