Mentoria individualizada e instruções técnicas
para organizações sociais que receberam repasse financeiro da CPFL
O Cliente
A CPFL Energia é uma empresa de energia presente em quatro estados: Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, entregando energia elétrica para 9,9 milhões de clientes.
O Problema
OSCs que receberam repasse financeiro do PEE da CPFL têm dificuldades gerenciais para a execução e acompanhamento de seus projetos.
A Solução
Repasse metodológico e de conhecimento sobre gestão de projetos, e também um acompanhamento individualizado para as OSCs por 6 meses.
Resultados/entregas
- 16 workshops de 2h cada.
- 13 OSCs participantes
- 39 gestores e gestoras de OSCs participaram
- 12 cidades diferentes do Brasil
- 9 meses de trabalho conjunto
- 90 horas dedicadas a assessoria e mentoria personalizadas para cada OSC
Metodologias aplicadas
Resumo do projeto
Por meio de parte do seu Programa de Eficiência Energética, o PEE, a CPFL destinou recursos e repasse financeiro para 13 organizações sociais que realizam atividades de impacto socioambiental em cidades nas quais a empresa atua. Buscando ampliar a capacidade gerencial das OSCs, melhorar a compreensão da lógica causal entre atividades e impacto das organizações e seus projetos, e estreitar as relações entre sociedade civil, a CPFL contratou a Tekoha para fortalecer de maneira efetiva essa rede de apoio. As organizações sociais que receberam aporte financeiro da CPFL passaram por um Programa de Formação e Acompanhamento com a Tekoha, composto por três etapas: diagnóstico gerencial das organizações utilizando a OCAT; repasse metodológico sobre gestão de projetos; e acompanhamento individualizado por um período de 6 meses.