Padronização nacional de processos em gestão de projetos
O Cliente
Organização sigilosa – atua em nível nacional com projetos nas áreas da saúde, lazer, cultura, educação e outros.
O Problema
Entendimento diverso entre as áreas do Escritório Nacional sobre quais são os procedimentos mais adequados na gestão dos seus projetos.
A Solução
Realização de uma formação com representantes de diversas áreas e a consolidação de um manual de boas práticas que combina a realidade da instituição e as diretrizes do Project DPro.
Resultados/entregas
- 16h de entrevista
- 40h de formação profissional
- 28 profissionais participando representando 23 áreas distintas
- Manual de gestão de projetos da organização
Metodologias aplicadas
Resumo do projeto
Quando a organização nos procurou, seus gestores viviam o desafio de apresentar os resultados de projetos de maneira mais objetiva para as lideranças. De início, já foi definida a necessidade de realizar uma formação completa relacionada a gestão de projetos com gestores de áreas distintas, para que o conhecimento pudesse ser multiplicado. A organização trabalha em nível nacional com projetos em diferentes setores, e com isso, foi necessário que o conhecimento construído ao longo da formação se ancorasse na experiência prática dos participantes, e que a metodologia do Project DPro, baseasse a construção de um guia de boas práticas para a gestão de projetos dentro da organização. A possibilidade de adaptar o Project DPro à realidade de cada organização é o grande trunfo da ferramenta. Ao mesmo tempo, foi importante trazer todos os participantes para um mesmo entendimento sobre termos e conceitos no campo da gestão de projetos sociais. Após a formação, criamos um Manual de Gestão de Projetos da organização, que foi apresentado pela equipe de Planejamento Nacional para os escritórios regionais como instrumento fundamental para orientação da gestão dos projetos localmente.