Formação em empreendedorismo social
O Cliente
IFBA – Instituto Federal da Bahia Campus Camaçari, por meio de apoio da Fundação Boticário, com o acompanhamento da ponteAponte.
O Problema
Alunas de nível técnico da IFBA Camaçari que são lideranças comunitárias desconhecem ferramentas de mobilização e o empreendedorismo social.
A Solução
Conduzir workshops sobre empreendedorismo social com as alunas dos cursos técnicos de manicure, cabeleireiro e maquiagem.
Resultados/entregas
- 4 encontros de 4 horas
- 16 horas de conteúdos e dinâmicas
- 120 alunas participantes
Metodologias aplicadas
Resumo do projeto
O público que participou das atividades foram alunas dos cursos técnicos de Manicure, Cabeleireiro e Maquiagem da IFBA, em Camaçari, na Bahia, o maior complexo industrial do Hemisfério Sul. Apesar disso, o munícipio apresenta indicadores sociais preocupantes, como por exemplo, estar em 12º lugar no ranking da vulnerabilidade juvenil do Brasil. As alunas são mulheres em situação de vulnerabilidade social ou familiar, e buscam a qualificação com a IFBA como uma ferramenta de inserção no mercado de trabalho, gerando renda para si e suas famílias. A Tekoha desenvolveu e conduziu os workshops em empreendedorismo social viabilizados pela IFBA, com o objetivo de potencializar o capital social e as relações entre as alunas para apoiar na transformação de suas comunidades; empoderando as participantes por meio das suas decisões nos seus negócios e atuação comunitária; além de fomentar um ciclo virtuoso de impacto, com o incentivo a ações que ajudam pessoas ou grupos. O tempo para as atividades era limitado, por isso, não aprofundamos conceitos técnicos do campo de Empreendedorismo Social – focamos em possibilidades práticas. Além disso, adequamos o conteúdo para atender às expectativas das alunas.