Em maio de 2019, realizamos mais uma turma aberta sobre gestão de projetos sociais. As turmas abertas do PMD Pro ministradas pela Tekoha acontecem em São Paulo, periodicamente, e quase sempre celebrando uma parceria de anos com o Instituto Filantropia.
Na edição de maio, tivemos participantes de São Paulo, do Mato Grosso do Sul, do Rio de Janeiro e do Maranhão! O curso dura 5 dias e a semana sempre começa com apresentações. Ao longo do processo, desta vez, descobrimos que juntos somamos mais de um século de experiência na gestão de projetos de impacto!
Em seguida, além de apresentar um pouco sobre o PMD Pro, nós definimos sobre quais assuntos relacionados a gestão de projetos sociais podemos compartilhar entre todos. Na turma que estamos descrevendo, tivemos grupos conversando sobre assuntos escolhidos pelos participantes: projetos de voluntariado corporativo e gestão de pessoas e engajamento em causas.
Além destas conversas, foram coordenadas mais sete rodas de conversas, cujos temas e os participantes foram definidos pelos próprios participantes da turma. São temas do interesse de cada um sobre a gestão de projetos sociais. As agendas das sete rodas de conversa foram definidas pela manhã pelo grupo e alguns são temas também abordados pelo PMD – outros não. O que mostra que a gestão de projetos de impacto ultrapassa a metodologia exclusivamente o PMD Pro. Ainda bem!!!
Em um segundo momento, aconteceu, por auto organização, uma grande conversa sobre avaliação de impacto. Entre vários relatos muito ricos, destacou-se a da Maria Eduarda, que trabalhou na Rede Asta, que compartilhou a experiência dela sobre como foi o desenho das avaliação de resultados e impacto da organização.
Métodos de avaliação de impacto não é um tema especificamente tratado pelo PMD. Você pode ler um pouco mais sobre isso na sequência de três posts que já fizemos sobre o assunto (post 1, post 2 e post 3). Ainda que não seja um item específico do PMD Pro, não há como negar que a discutimos o tempo todo. Algumas temáticas explicitamente abordadas no PMD Pro, como Matriz de Marco Lógico (Logical framework), análise e resposta a riscos, bem como toda uma das seis etapas do ciclo de vida dos projetos, a de “Avaliação, Monitoramento e Controle”, abordamos a avaliação de impacto dos projetos.
No terceiro momento, foram formados dois grupos, um que trocou sobre como construir redes e como elas podem ser boas para fomentar os resultados e o impacto das organizações; e outro grupo conversou muito intensamente sobre gestão de orçamento – este é um tema muito abordado durante todo o curso.
O sequenciamento claro proposto pelo PMD Pro que começa na Árvore de Problemas e chega no Orçamento com Base em Atividades, é o caminho sugerido pelo PMD Pro para a construção de um orçamento. Além de ter sido conversado entre os participantes, voltou a ser abordado durante o curso.
Esta é só uma palhinha do que acontece no primeiro dia do PMD Pro de uma turma aberta.
Nosso próximo curso acontecerá em parceria com o Instituto Filantropia. Os detalhes podem ser conferidos na página do próprio Instituto.
Nós e o Instituto Filantropia somos Training Partners da PM4NGOs, organização internacional responsável pelo método do PMD Pro.