Nossa História


Começamos em 2006, com outro formato, outra proposta de trabalho – mas sempre com o propósito de gerar impacto positivo na sociedade. Em mais de 15 anos vimos o setor de impacto se transformar, acolher mais profissionais e conceitos. E nós fizemos parte desse movimento.

Por quê Tekoha?

“Tekoha” é uma palavra em Guarani e de maneira muito simples, pode ser traduzida como “a terra ou o espaço vital de sobrevivência, necessário para plantar e se desenvolver”. Vem de ‘teko’ (modo de ser) e ‘ha ‘ (lugar em onde). Emprestamos esse nome em 2006, quando em nossa fundação, nos apaixonamos por essa única palavra que significa tanto o “território-casa”, quanto o espaço onde as relações sociais acontecem.

O Inicio

A rede Tekoha começou com quatro sócios e já nasceu como um negócio social. Em 2007 nosso contrato social foi um dos primeiros no Brasil registrados em cartório no qual a empresa se comprometia com o reinvestimento de seus lucros e com o seu impacto socioambiental.

Artemizia

Entre 2008 e 2010, fomos apoiados pela Artemísia..

Inteligência de negócio a serviço das comunidades

Nascemos do sonho de ser “a Amazon do comércio justo” para comunidades ribeirinhas, rurais ou periféricas, produtoras e vendedoras de qualquer tipo conhecimento ou produto tradicional próprio.Construímos uma rede de mais de 120 comunidades do Brasil inteiro e abrimos caminhos comerciais, para produção e geração de renda, em uma época em que apenas 35% da população tinha acesso a internet e o maior acesso era feito em lan houses.

Canais de comercialização

Além de loja virtual própria, abrimos portas no mercado internacional, nos brindes corporativos, no varejo B2C e B2B.
(fotos das lojas físicas)
Stand na Brazil Promotion e loja no Shopping Eldorado (2008)

Mão na massa

Vendemos muitos produtos de diversas comunidades brasileiras. Com a equipe enxuta, éramos os responsáveis por manipular os produtos e conversar com as artesãs sobre a produção.
(fotos dos produtos).
Artesãs da Bahia (200), pilhas de mandalas de Urucureá, embalagens de vendas de brindes corporativos (2007).

Relacionamento com comunidades

Sabíamos bem como nos relacionar com a diversidade de comunidades dos quatro cantos do país. Visitamos e colaboramos com o desenvolvimento de produtos.
(fotos)
Artesãs do grupo Renascer, Cuiabá (2008); visita à Mumbuca-TO (2006); e à Ivaporunduva-SP (2009).

Rodando o Brasil

Começamos a ser convidados para participar de programas de aprimoramento de gestão dos grupos produtivos. Rodamos o Brasil apoiando gestão de associações e coletivos.
(fotos)
Oficinas de gestão com artesãs na União de Vila Nova-SP (2010); e em Nortelândia-MT (2011).

Quem somos hoje

Com o tempo, percebemos que geramos mais impacto apoiando os grupos para que comercializassem melhor, do que sendo mais um elo na cadeia de valor. Em 2012, encerramos as atividades comerciais. Passamos a focar no desenvolvimento de metodologias ativas de ensino sobre gestão para OSCs, comunidades produtivas, ou qualquer iniciativa que visasse geração de impacto socioambiental.

Revisão Sociedade

Revisamos nossa sociedade, contrato social e objetivo. A experiência acumulada, a rede e os conhecimentos adquiridos até 2021 nos posicionou como prestadores de serviço em gestão e desenvolvimento institucional, gestão de projetos e inovação social.
(logos)
Artesol, Filantropia, Social Good Brasil, Impact Hub.

Novo DNA

Desde de 2018 somos uma rede de profissionais experientes. Treinamos mais de XX organizações e XX  profissionais em gestão de projetos e programas, orientamos e prestamos consultoria para X organizações em planejamento estratégico e desenho de processos. Se associar é nosso DNA. Hoje a Rede Tekoha é composta por um grupo fixo de profissionais e tem a capacidade de acessar todos o setor de impacto socioambiental do Brasil.

2007

Um dos primeiros negócios sociais do Brasil nasce. Entre 2008 e 2010, fomos acelerados pela Artemisia.

2010

Começamos a atender demandas de consultoria para BID, Sebrae e Institutos Empresariais para apoiar iniciativas de geração de renda em todo o Brasil.

2012

Passamos apoiar gestão de empreendedores sociais, e na gestão dos seus projetos.

2014

Nossa cofundadora, foi convidada assumir a liderança do laboratório de inovação social do Social Good Brasil.

2018

Nos tornamos Training Partner Internacional da PM4NGOs no Brasil, referência no ensino e uso do Project DPro.

2020

Focamos nossa atuação em atender institutos e fundações na estratégia dos seus projetos socioambientais.

2022

Atendemos empresas, institutos e fundações que necessitam alinhar suas estratégias às suas ações de impacto e ESG.

2007

Um dos primeiros negócios sociais do Brasil nasce. Entre 2008 e 2010, fomos acelerados pela Artemisia.

2010

Começamos a atender demandas de consultoria para BID, Sebrae e Institutos Empresariais para apoiar iniciativas de geração de renda em todo o Brasil.

2012

Passamos apoiar gestão de empreendedores sociais, e na gestão dos seus projetos.

2014

Nossa cofundadora, foi convidada assumir a liderança do laboratório de inovação social do Social Good Brasil.

2018

Nos tornamos Training Partner Internacional da PM4NGOs no Brasil, referência no ensino e uso do Project DPro.

2020

Focamos nossa atuação em atender institutos e fundações na estratégia dos seus projetos socioambientais.

2022

Atendemos empresas, institutos e fundações que necessitam alinhar suas estratégias às suas ações de impacto e ESG.