Tekoha e o Prêmio Melhores ONGs: uma parceria de impacto desde 2018
Fundadora e liderança da Rede Tekoha, Andressa Trivelli participa anualmente como especialista no Comitê de Avaliação voluntário do Prêmio
O Prêmio Melhores ONGs realizado anualmente no Brasil é uma iniciativa que reconhece organizações não governamentais (ONGs) que se destacam por sua eficácia, transparência e impacto social positivo. Com início em 2017, a premiação avalia critérios como gestão, governança, comunicação e resultados obtidos pelas ONGs em suas respectivas áreas de atuação, e a Andressa Trivelli, fundadora da Rede Tekoha é convidada anualmente desde 2018 para integrar o Comitê de Avaliação voluntário com especialistas de todo o Brasil.
No dia 27 de outubro deste ano foram anunciadas as 100 Melhores ONGs de 2023, e a expectativa é que o anúncio das organizações destaque por categoria aconteça em novembro deste ano em evento presencial na cidade de São Paulo. Além de promover a visibilidade das organizações, o Prêmio também incentiva a melhoria contínua das práticas no setor social, ao incentivar a responsabilidade e o compromisso das ONGs em prol de causas relevantes, promovendo uma sociedade mais justa e solidária.
Como funcionam os Comitês de Avaliação
O processo de seleção do Prêmio Melhores ONGs no Brasil é abrangente e criterioso composto por diferentes etapas. Primeiramente as ONGs se inscrevem de forma online, fornecendo informações sobre sua atuação, estrutura e impacto. Uma equipe de especialistas avalia as candidaturas com base em critérios como transparência, gestão, governança, comunicação e resultados. Após a primeira análise, as organizações pré-selecionadas são submetidas a auditorias independentes para verificar a precisão das informações fornecidas. Posteriormente, os vencedores são escolhidos e reconhecidos em uma cerimônia de premiação.
Os jurados convidados para participar do Comitê de Avaliação possuem conhecimentos específicos e experiência no setor, e doam seu tempo e especialidade para o Prêmio, participando ativamente de todas as etapas, discutindo sobre os critérios e trocando experiências. Os temas avaliados são: Causa e estratégia de atuação; Representação e Responsabilidade; Gestão e Planejamento; Estratégia de Financiamento; Comunicação e Prestação de Contas.
“Como um todo o júri tem muita sensibilidade às necessidades e contextos específicos do campo e das particularidades de cada instituição. Enquanto jurados, assinamos um termo de confidencialidade e sigilo em relação a toda e qualquer informação relativa ao processo de seleção do Prêmio Melhores ONGs 2023, que hoje já é uma das principais referências do setor no Brasil”, explica Andressa.
Uma das premissas do processo de seleção é a imparcialidade, então caso exista algum conflito de interesse o jurado deve declinar da avaliação da organização. Além da avaliação individual, uma reunião de comitê final é realizada para que todos os jurados avaliem o panorama geral das inscrições garantindo assim que a lista final seja validada por todos.