Neste post, a gente falou sobre o que são projetos sociais. Percebemos que há uma confusão grande sobre o que são instituições que realizam projetos sociais e quais são os tipos de projetos que acontecem dentro dessas instituições.
Essa confusão acontece porque em muitas situações uma instituição nasce a partir da realização de um projeto bem sucedido. Um projeto pode crescer e se transformar em uma instituição.
O Social Good Brasil como grande exemplo
Um caso bastante relevante como esse é o Social Good Brasil. Em 2012, ele era uma iniciativa do Instituto Voluntários em Ação e do ICom Floripa para realizar um seminário. Esse seminário teve bastante ao sucesso e foi um projeto realizado entre essas duas instituições – captou bastante recurso, teve boa repercussão e bastante sucesso. Ao longo do tempo, se transformou em uma outra instituição – o Social Good Brasil. Hoje, o SGB é uma instituição independente tem executa diversos projetos. O mesmo acontece com várias outras instituições.
Outros exemplos de tipos de projetos e organizações
Abaixo, vamos dar exemplos para ficar clara a diferença entre os tipos de projetos sociais que existem.
- organizações que nasceram inicialmente como um projeto e cresceram, se transformaram em uma instituição e hoje, abraçam diversos tipos de projetos sociais e programas;
Neste contexto ainda podem executar :
- projetos institucionais e de cunho administrativo – como de captação de recursos, ou de gestão interna; b) ou projetos de atuação na ponta, de campo, que são de cunho explicitamente social – como projetos educativos, ou de apoio à saúde, por exemplo ; ou
- projetos de atuação na ponta, de campo, que são de cunho explicitamente social – como projetos educativos, ou de apoio à saúde, por exemplo .
- uma iniciativa de pessoas voluntárias que faz um projeto ser executado, sem que exista obrigatoriamente uma formalização jurídica;
- dar alguns exemplos de organizações sociais que podem ser chamadas de projetos sociais, mais por “força de hábito”, que por nomenclatura ideal. São organizações que por si só são ações comunitárias, grandes projetos de assistência de ação contínua, como uma creche, ou abrigo para menores em situação de vulnerabilidade, ou hospital de tratamento a pacientes com câncer.
Exemplo de tipos de projetos sociais: Como podemos ver abaixo alguns exemplos de tipos de projetos sociais .
1: Organizações que nasceram de projetos sociais
Dentre vários projetos em organização formal, o tipo de Projeto Social Institucional
Um tipo de projeto institucional muito comum são os projetos de captação de recursos. Há muitos tipos de projetos para captar recursos, mas um dos mais comuns em instituições que trabalham com apoio de crianças ou pessoas em situação de extrema vulnerabilidade são os de apadrinhamento.
Grandes organizações como a ChildFund Brasil tem um Projeto de apadrinhamento de crianças. É o tipo de projeto institucional de captação de recursos que tem como como objetivo arrecadar fundos para a sustentabilidade da própria instituição, que viabiliza a realização das suas atividades.Conheça mais no site da própria instituição: https://www.childfundbrasil.org.br/apadrinhe-uma-crianca/
Dentre vários projetos em uma organização formal, o tipo de projeto social que atua em campo
O Projeto Saúde e Alegria que fica em Santarém, no Pará é uma instituição, que nasceu como um pequeno projeto e carrega este nome até hoje. No entanto, atualmente, a instituição tem diversos programas e diversos projetos, apesar de ainda se chamar “Projeto Saúde e Alegria”. Hoje eles realizam ações basicamente dentro de quatro pilares, que podemos chamar de “programas”:
- desenvolvimento territorial
- educação, cultura e comunicação
- economia da floresta
- saúde comunitária
Dentro de cada um desses pilares, são realizados vários projetos.
Um deles, é o Circo Mocorongo, que é um dos projetos mais antigos e mais conceituados do Saúde e Alegria. Ele está dentro do Pilar de Educação Cultura e Comunicação e promove de maneira itinerante educação em saúde, meio ambiente e cidadania Comunitária e outros temas, por meio da arte educação com metodologias participativas. As atividades são construídas junto com a população e permeadas pela cultura popular local. Saiba mais sobre este projeto do Saúde e Alegria no Site deles: http://saudeealegria.org.br/educacao-cultura-e-comunicacao/circo-mocorongo/
2: Tipo de Projeto Social que é uma iniciativa de voluntários
Exemplo 1: SP Invisível: tipo de projeto social voluntário
A SP invisível é um projeto que tira fotos de pessoas em situação de vulnerabilidade que moram nas ruas na cidade de São Paulo. É um movimento de conscientização para as pessoas que não moram nas ruas por meio da apresentação das histórias destas pessoas. O intuito deste projeto é humanizar as pessoas para incentivar as pessoas enxergarem aqueles que na maioria das vezes se passam por invisíveis na megalópole. A ideia é abrir os olhos das pessoas para que todos possam se ver com olhares mais humanos.
Dentro da iniciativa, outros projetos são executados, como o Natal Invisível, a Páscoa Invisível e o Carnaval Invisível 2020. Conheça mais em https://spinvisivel.org/
Exemplo 2: Clube de Mercado Financeiro: tipo de projeto social voluntário
Outra iniciativa que podemos citar neste modelo é o Clube de Mercado Financeiro, entidade estudantil da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP levou às escolas públicas do Nordeste Paulista o Projeto Pé-de-Meia. Implantado de forma voluntária pelos alunos, o projeto social visava à difusão do conhecimento sobre finanças pessoais e à aplicação do planejamento de gastos nas famílias.
Composto por aulas expositivas e atividades lúdicas, o programa foi dividido em quatro módulos que seguiram uma ordem lógica de aprendizagem partindo das noções básicas de planejamento orçamentário, passando pelas formas de combate ao endividamento e à inserção da ideia de poupança. Ao final, mostra aos alunos como transformar a economia de dinheiro em investimento. Um dos objetivos do projeto era conscientizar jovens estudantes, mesmo que ainda não tivessem renda própria, a contribuírem com o planejamento financeiro familiar.
Leia mais em https://www5.usp.br/28468/alunos-da-fearp-criam-programa-de-planejamento-financeiro-familiar/
3: Uma instituição formal que é chamada de “Projeto Social” e tem atuação social permanente e constante
Projeto Social Beneficente Assistencial
A Associação Sal da Terra é um Centro de Aprendizado para o Desenvolvimento Social que tem caráter beneficente e de assistência social. A associação oferece serviço de convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários para crianças e adolescentes cuja permanência nas ruas os expunha a situações de risco. Desde 2008, o Projeto Social tem parceria com a Prefeitura municipal de São Paulo através do serviço CCA (Centro para Crianças e Adolescentes) e é um Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.
Com esta parceira, ampliou o atendimento para 120 crianças e adolescentes, atende não só as crianças, mas também realiza trabalhos com as famílias das crianças e jovens, pois entende que a família e a comunidade são focos potencializadores das mudanças sociais.
Conheça mais sobre a Sal da Terra em: http://ccasaldaterra.blogspot.com/p/quem-somos.html
Conclusão sobre os tipos de projetos sociais
A sociedade civil também tem papel na garantia do cumprimento dos direitos humanos. A execução de projetos sociais é um dos meios de se organizar para colocá-los em prática.
Assim, o ponto de partida para um projeto social é a definição de qual trabalho será realizado. Ele deve ter direta relevância para uma parcela da sociedade e deve resolver um problema claro.
O foco de um projeto social, seja qual for seu modelo, maneira de implementação ou tipo deve ser a busca das melhores maneiras para mudar as situação da vida que precisam ser transformadas.
Os projetos sociais são especialmente importantes como ações paralelas às ações do Estado que não conseguem ser suficientes em todas as partes do território para todas as necessidades dos cidadãos.
Guia Gestão de Projetos Project DPro
Quer baixar gratuitamente a última edição do Guia em português de Gestão de Projetos Project DPro?
É só inserir seu nome e e-mail abaixo, que você será direcionado para o PDF.