A Inteligência Artificial no futuro do impacto socioambiental – Parte 3: Um chamado para todos
Este é o último artigo da série de 3 artigos sobre o uso de Inteligência Artificial no campo da sustentabilidade e no terceiro setor.
Se você não leu a primeira parte, clica nesse link e leia sobre o uso de IA no campo de impacto socioambiental.
Este é o link para a segunda parte e nela, você pode ler sobre as limitações, armadilhas e questões preocupantes do uso da IA no campo de desenvolvimento social.
Neste último artigo, vamos falar sobre como combinar soluções para um futuro sustentável.
Olhando para os desafios das organizações e dos gestores que atuam com impacto socioambiental, é fácil entender aqueles que buscam a tecnologia e a Inteligência Artificial para ajudá-los a promover mais a sustentabilidade e a equidade social. No entanto, apesar das IAs ajudarem otimizando processos, diminuindo o tempo operacional de várias atividades e até ajudando na captação de recursos, é necessário refletir continuamente sobre as possíveis externalidades negativas do uso das ferramentas.
Um bom caminho para isso é combinar soluções de IA e novas tecnologias com o que as organizações já fazem. É importante entender que não existe uma única ferramenta como solução bala de prata para a gestão de organizações e tão pouco para resolver problemas de cunho social ou ambiental.
Pesquisar e construir mais referências dentro do setor, e fortalecer uma rede de conhecimento compartilhado – sobre IA e sobre os temas referentes às suas organizações – direcionada para criações mais acertadas com as necessidades do impacto socioambiental, é um caminho importante e que constrói senso crítico.
É neste contexto de colaboração, que a gente faz um chamado para todos que se encantam com a potencialidade da IA (como a gente); e também para quem ainda tem um certo medinho de usá-la. É necessário que a gente fortaleça a relação entre setores – governos, empresas, organizações não governamentais e a sociedade civil – para maximizar os benefícios da IA no contexto do impacto socioambiental. Cada um trazendo sua expertise e possibilidade de interação.
Investimentos em educação, ampliação da capacidade institucional, desenvolvimento institucional, conscientização do uso da tecnologia, e integração dessas ferramentas no método de trabalho de organizações e das equipes, são necessários para acompanhar todo o potencial de resultados da integração da IA no futuro do impacto socioambiental.
Receba nossos artigos!
Se você quiser receber mais artigos como esse, é só inserir seu nome e e-mail abaixo.