“Projetos” são a base do setor social, ou do chamado “setor de impacto“. Não há organização que atue neste campo que já não tenha se envolvido de alguma maneira na gestão de algum projeto, ou já tenha participado de algum.
“Os projetos são o veículo através do qual as mudanças podem ocorrer. É vital que o gerenciamento de projetos seja eficaz e eficiente, para que seja criada uma base que permita mudanças. O gerenciamento de projetos deve ser abordado intencionalmente, com processos, procedimentos, ferramentas e técnicas implementadas que contribuam para a máxima mudança possível para as comunidades e os beneficiários.”
segundo trecho do Guia Project DPro p.18
No entanto, percebemos que há falta de clareza sobre o que é um projeto. Além disso, no campo, há o uso indiscriminado dos termos projeto, programa e portfólio. A confusão nos termos não é um problema em si, mas pode se tornar um problema quando causa conflitos internos em uma organização.
Quando a falta de clareza quanto ao termo se desdobra em complicações, como por exemplo na governança, na tomada de decisão, no uso do orçamento ou até no cumprimento da missão da organização, cremos uma discussão e uma reflexão quanto aos termos e seus usos, bem como sobre a adaptação da realidade institucional às necessidades do público alvo dos projetos se faz necessária.
Gerir projetos sem perder a calma é muito difícil! A gente sabe. E só teoria não basta para resolver as dúvidas. A gente coordena um grupo no qual profissionais que gerenciam projetos de impacto discutem vários temas, inclusive a coordenação entre projetos, programas e portfólios!
👇
Definições
Esperamos também que este artigo colabore para esse tipo de conversa na sua organização.
Gestão de Projetos
Para o PMI, projeto é “um empreendimento temporário desenvolvido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo“, assim, a gente pode dizer também que “Gestão de Projetos” é planejar, organizar e gerir recursos para entregar metas específicas, resultados e produtos com sucesso. Nunca esquecendo que existe um monte de restrições ao longo do caminho e gerencia-las faz parte do trabalho do gestor do projeto. As restrições são relacionadas ao escopo, orçamento, cronograma e à qualidade.
➡️ Gestão de Programas
Já os programas podem ser entendidos como grupos de projetos relacionados e atividades que geridas de forma coordenada visam atingir um resultado e no caso dos projetos sociais especificamente um impacto, que é maior do que a soma de suas partes (dos projetos, atividades e tarefas).
Frequentemente, os programas são implementados de maneira centralizada no intuito de alcançar objetivos estratégicos de uma instituição. Particularmente importante para organizações cujo alcance é maior, a gestão de programas pode trazer benefícios como economias de escala e mudanças incrementais que não seriam possíveis se os projetos fossem gerenciados separadamente.
Gestão de Portfólios
No campo da gestão de portfólios, podemos tratar da combinação da gestão de programas e de projetos. A gestão de portfólios busca conciliar estratégias macro e tomar decisões de alto nível sobre a continuidade e caminhos a ser percorrido por um determinado projeto ou programa. O objetivo deste nível de gestão é otimizar o encaixe estratégico dos esforços que estão sendo feitos para cumprir uma missão organizacional.
A dificuldades dos gestores
Apesar das definições serem bastante claras sobre a diferença entre os conceitos de projetos sociais, programa e portfólio de projetos sociais, quando um gestor olha para a situação da organização onde trabalha, ele frequentemente não encontra as informações com essa clareza.
Organizações sociais dificilmente nascem e crescem com sua institucionalidade clara e o processo de crescimento raramente é acompanhado de uma estruturação robusta. A construção das estruturas de governança geralmente acontecem nos momentos de crise, ou quando há impedimentos jurídicos para seguir sem.
Sabemos disso! E isso é bem mais comum do que você pode imaginar!
É bem comum olhar para a própria organização e não saber o que se agrupa em portfólio, ou em programa, ou se é só um projeto comum.
E agora?
Se você tem várias Perguntas e Questionamentos Sobre Projetos Sociais, a gente tem construído o “PQPS! Como gerenciar um projeto sem perder a calma?” uma jornada para gestores de projetos sociais discutirem e construírem soluções sobre gestão projetos de impacto. Conheça mais clicando no botão abaixo: