Terceiro setor é uma terminologia sociológica que dá significado a todas as iniciativas privadas de utilidade pública com origem na sociedade civil. Nos últimos posts apresentamos os significados de alguns termos tão importantes quanto este e hoje vamos ampliar este vocabulário!
Hierarquia
São os níveis, na EAP (Estrutura Analítica de Projetos), ou WBS (Work Breakdown Structure, em inglês) nos quais os pacotes de trabalho são decompostos e organizados. Quanto mais decomposto, maior é o nível de detalhamento na hierarquia.
Humanos, recursos
Os recursos humanos necessários para um projeto e sua equipe é definida com base no nível de esforço que deve ser articulado e considerado ao descrever os papéis e responsabilidades e geralmente são incluídos na Proposta do Projeto, no seu Termo de Abertura e no seu Orçamento.
Habilidades do gestor
As habilidades do gestor de projetos do campo Socioambiental são divididas em quatro competências: Técnicas, Interpessoal, Autogerenciamento, Específicas do Setor Socioambiental.
Indicadores
Um dos elementos aos quais o plano de MEAL está diretamente relacionado. Um sistema de monitoramento tem seis elementos essenciais: (i) indicadores, (ii) cronograma e orçamento, (iii) equipe e parceiros, (iv) ciclo completo de dados, (v) gerenciamento de dados e (vi) vínculo com gestão de programas ou portfólio.
Impacto
Na lógica vertical, o nível horizontal mais alto em um marco lógico que sistematiza Recursos > Atividades > Resultados > Objetivos > Impacto. Aquilo que um projeto busca alcançar como resultados ou efeitos finais. São os desejos de mais alto nível (transformação, sustentabilidade, subsistência, bem-estar etc.) para os quais o projeto contribui. O objetivo final ou resultado final mais alto ou o impacto para o qual o projeto contribui.
Implementação
Uma das 5 fases do ciclo de vida do Modelo de Fases Project DPro. O trabalho da implementação do projeto é liderar e gerenciar a aplicação do plano de implementação do projeto: liderar a equipe, lidar com problemas, gerenciar a equipe do projeto e integrar criativamente os diferentes elementos do plano do projeto.
Integrado
Princípio fundamental de um projeto. É a garantia de que todos os aspectos de um projeto estão alinhados e coordenados para que os resultados e objetivos possam ser alcançados e contribuam para o impacto que o projeto pretende gerar.
Insumos
São os recursos que o projeto deve mobilizar e aplicar na realização das atividades do projeto. Podem ser recursos humanos, recursos financeiros, equipamentos etc.
Iteração
O ato de repetir um processo por uma segunda, terceira ou mais vezes para alcançar o impacto, meta ou resultado desejado. Processo Interativo: É o processo pelo qual o ‘Planejamento em Ondas Sucessivas’ acontece. As alterações no plano de implementação do projeto ajudam a fornecer mais detalhes sobre o cronograma. O processo iterativo permite acrescentar níveis crescentes de detalhes ao plano de implementação do projeto ao longo do tempo.
Justificativa
A gestão da justificativa da existência de um projeto é uma das atividades que um gerente de projetos precisa realizar. Dados e informações dos sistemas de monitoramento e de prestação de contas devem ser inseridos no processo de tomada de decisão. Essas informações ajudam o gestor do projeto a construir a justificativa da rota de intervenção do projeto.
Kanban
Significa cartão ou sinalização, em japonês. Método usado por gestores de projetos para organizar as tarefas. Cada uma das tarefas são escritas em cartões e organizadas em colunas. O mais comum é encontrar três colunas: “a fazer”, “fazendo” e “feito”.
KPI
Do inglês, Key Performance Indicator. Em português, Indicadores-Chave de Performance. É uma ferramenta de gestão para analisar os indicadores mais importantes para o projeto. Alguns KPIs de projetos mais comuns são: satisfação dos beneficiários, ROI ou SROI, orçamento, produtividade da equipe ou atingimento de prazos.
Existe algum termo do universo da Gestão de Projetos que você não conheça o significado?
Conta pra gente nos comentários. Até o próximo post!