Você sabe o que significa Project DPro ou Program DPro? Se você ainda não conhece esses termos, este post é pra você! Venha conferir o que significa estes e outras palavras que fazem parte da gestão de projetos!
Orçamentos Baseado em Atividades
Realizado após a construção do sequenciamento de atividades e do Gráfico de Gantt. Pode ter como base o orçamento de cima para baixo ou o orçamento paramétrico. Identifica os custos das atividades que ocorrem nas áreas de um projeto e na determinação de como essas atividades se relacionam entre si – incluindo trabalhos direto e indireto.
OKR
Em inglês, Objectives and Key Results.Pode ser entendido como os principais desafios das organizações – que são mais amplos que as metas. Os objetivos têm uma perspectiva de prazos mais longos, descritos de maneira qualitativa, devem ser curtos, claros, e inspiradores para as equipes. Os Key Results devem ser medidos por métricas mais objetivas e devem representar as etapas ao longo do processo do alcance dos Objetivos.
Objetivos (marco lógico)
Na lógica vertical de uma matriz de Marco Lógico, é o segundo nível de cima para baixo, se sistematizado com 5 níveis: Recursos > Atividades > Resultados > Objetivos > Impacto. Os objetivos são o que o projeto espera alcançar no nível do beneficiário, que agregam para cumprir as metas e colaboram para a geração do impacto ao longo do tempo.
Ondas sucessivas
Ondas sucessivas é um processo para quebrar o planejamento de um projeto em ondas conforme o trabalho avança os detalhes vão se tornando mais claros.
Project DPro
(inglês) Project Management for Development Professionals. Gerenciamento de Projetos para Profissionais do campo do Desenvolvimento Social e Ambiental. É um Guia de boas práticas para gestores de projetos no campo de impacto socioambiental que atende às necessidades do setor. A PM4NGOS é a organização internacional que resguarda o Guia o licencia em Creative Commons.
Program DPro
(inglês) Program Management for Development Professionals. Gerenciamento de Programas para Profissionais do campo do Desenvolvimento Social e Ambiental. É um Guia de boas práticas para gestores de programas no campo de impacto socioambiental que atende às necessidades do setor. A PM4NGOS é a organização internacional que resguarda o Guia o licencia em Creative Commons.
Planejamento
Uma das fases do ciclo de vida de um projeto. É a fase na qual se desenvolve o plano de implementação do projeto. O ideal é iterar esta fase com a fase de implementação e ir ajustando o plano conforme o projeto vai acontecendo.
Participativo
Princípio fundamental de um projeto. Uso da contribuição das partes interessadas durante todo o ciclo de vida do projeto, para construir confiança entre as partes interessadas e o estabelecimento de uma visão comum. O Gerente de Projeto deve identificar e envolver as partes interessadas nos momentos diferentes ao longo do projeto, gerenciando suas expectativas e deixando claro como sua contribuição irá melhorar os processos de tomada de decisão.
Princípio
Princípios são valores que orientam a maneira como os projetos são abordados e gerenciados. Os princípios fornecem um modelo para estruturar como se vai implementar as intervenções do projeto. Para o Project DPro, os princípios fundamentais são 5: Boa Governança, Participação, Abrangência, Integração e Ajustabilidade.
Partes interessadas
Dados levantados sobre necessidades de partes interessadas de um projeto podem apresentar subjetividades. Para limitar os vieses cognitivos, é necessário triangular os dados. Para realizar a triangulação, Bradshaw classificou necessidades em quatro tipos: Sentidas, Expressas, Normativas e Comparativas.
Pressupostos
Pressuposto significa algo que se pressupõe, ou seja, aquilo que se imagina e pensa sobre determinada coisa ou situação antes mesmo de ter contato ou conhecimento sobre ela.
Prestação de contas
A prestação de contas pode ser definida como a demonstração do que foi feito com os recursos públicos que foram transferidos a uma entidade num determinado período.
Proposta de projeto
Proposta de projeto é um documento de apresentação do projeto a uma entidade apoiadora e, habitualmente, tem por objetivo conquistar suporte, notadamente do tipo financeiro, para que o projeto concebido possa ser implementado.
Problemas de projeto
Eles são definidos da seguinte forma: Árvore de problemas: é a representação gráfica de uma situação-problema (tronco), suas principais causas (raízes) e os efeitos negativos que ela provoca na população-alvo do projeto (galhos e folhas)
PERT
Program Evaluation and Review Technique (PERT) cuja tradução literal para o português seria “técnica de avaliação e revisão de programas” é uma ferramenta utilizada no gerenciamento de projetos.
Qualidade, gerenciamento
É uma das áreas de conhecimento do Guia PMBOK. A qualidade refere-se à precisão e à conformidade a um certo padrão determinado primeiramente pelo escopo do projeto. O processo de Accountability nos projetos auxilia no gerenciamento da qualidade.
Você já conhecia estes termos?
Conte o que achou nos comentários!
Até a próxima!