Está cada dia mais fácil entender os termos utilizados no terceiro setor, não é mesmo? Hoje a Tekoha vai melhorar ainda mais o seu vocabulário. Confira nossos novos termos:
RACI
Matriz RACI. Raci é acrônimo para: Responsável, Aprovador, Consultado, Informado. É uma ferramenta em formato de tabela que descreve as funções, responsabilidades, autoridade e comunicação dos diferentes atores do projeto na execução das suas atividades e tarefas. A matriz usualmente tem no eixo vertical (esquerdo) as tarefas, e no eixo horizontal (superior) as funções de cada um na tarefa: ser responsável, aprovar, ser consultado sobre a execução, ou apenas ser informado.
Resultados
Na lógica vertical de uma matriz de Marco Lógico, é o terceiro nível de cima para baixo, se sistematizado com 5 níveis: Recursos > Atividades > Resultados > Objetivos > Impacto. Os resultados são as entregas das atividades que o projeto executa, que juntos vão compor os objetivos e, por sua vez, colaborar para a geração do impacto ao longo do tempo.
Recursos
No triângulo de gestão, os recursos são um dos seus três componentes, também responsável pela manutenção do seu equilíbrio. Ajuda identificar qual o orçamento, materiais e pessoal necessários para entregar os produtos ou serviços do projeto para entregá-lo no prazo estabelecido.
Rede, diagrama
Representação gráfica das sequências, das relações e das dependências entre as atividades descritas na EAP de um projeto. Cada caixa, conectada por setas no diagrama de rede, é uma atividade no escopo do projeto. As setas indicam a dependência das atividades e mostra como as atividades se relacionam entre si.
Restrição
As restrições do projeto podem ser definidas como limitações que comprometem a execução de um trabalho. São situações impostas por alguém ou por um contexto que podem afetar o desempenho e até o resultado de um projeto. Normalmente, as principais restrições de um projeto são o prazo, escopo e custos.
Revisão pós ação
A revisão pós ação fornecem uma oportunidade para avaliar o que aconteceu e por quê. Com este sistema, lições e conhecimentos críticos são transferidos imediatamente para obter o máximo benefício. A “unidade de campo” tem a oportunidade de falar sobre o que aconteceu e outras equipes podem usar essa experiência imediatamente. Desta forma, o desempenho de toda a organização melhora de uma forma atempada.
Sequenciamento de atividades
É o processo de encadear atividades, a partir do uso do Diagrama de Redes. Para realizar o sequenciamento de atividades deve-se colocar as atividades na sequência que elas devem acontecer. O sequenciamento sempre deve ocorrer anteriormente ao desenho do cronograma.
Scrum
Expressão emprestadas dos jogos de rugby (sim!). Scrum é uma estrutura leve e conjunto de práticas que ajuda pessoas, equipes e organizações a gerar valor por meio de soluções adaptativas para problemas complexos, baseado em cinco valores: Compromisso, Foco, Abertura, Respeito e Coragem. Scrum usa uma abordagem iterativa e incremental para ser mais previsível e para controlar o risco.
Sprint
Os Sprints são a parte principal do Scrum. É quando as ideias se transformam em valor. São períodos de duração fixa que começam imediatamente após a conclusão do anterior. É no período do Sprint que se determina o trabalho necessário para atingir a Meta do Produto, se realiza o Planejamento de Sprint, Scrums Diários, Revisão de Sprint e Retrospectiva de Sprint.
Stakeholder
Do inglês, parte interessada ou público estratégico. Em gestão de projetos, uma parte interessada pode ser uma pessoa, organização, entidade ou empresa que pode afetar ou ser afetada pelo projeto. Os stakeholders podem ser financiadores, funcionários, clientes, beneficiários, órgãos governamentais, fornecedores e outros.
Triângulo de gestão
Chamado também de “triângulo da tríplice restrição”. É uma representação gráfica das três restrições essenciais que podem afetar o planejamento de um projeto: (i) escopo / qualidade; (ii) cronograma; e (iii) recursos / custo. O objetivo de um gestor de projetos é garantir que o triângulo de gestão se mantenha equilátero durante todo o projeto.
Termo de abertura / TAP
Um documento que descreve de maneira ampla – e estratégica – o projeto e deve ser aprovado pela governança do projeto. O TAP é um documento com as informações mais importantes do projeto como: estimativas de orçamento, as maiores entregas, os principais riscos, a estrutura de governança, as tolerâncias do gerente de projeto e da equipe, cronograma básico e sua breve descrição.
Teoria de mudança
É a representação de como e porquê um processo de mudança vai acontecer, em determinadas circunstâncias. Existe uma relação de causa e consequência entre a intervenção e a transformação almejada. A narrativa desta relação é o produto da teoria de mudança.
Transição
É uma das possíveis atividades da fase de Encerramento de um projeto, de acordo com o Project DPro. Quando o projeto, seus recursos e resultados forem transferidos para uma comunidade ou OSC local, garantindo o processo de transição deve ser planejado para que haja tempo e recursos suficientes para garantir uma entrega eficiente.
UX
Do inglês, User Experience. Em português, Experiência de Usuário. É uma disciplina que se apresenta em um conjunto de práticas, ferramentas e ações que têm como objetivo desenvolver e entregar as melhores experiências possíveis aos usuários de um serviço e ou produto. O UX serve para desenvolver soluções que resolvam o problema dos usuários.
Upstream, kanban
do inglês, “rio acima”. É a maneira de organizar e priorizar, com base nas necessidades dos usuários, as demandas acumuladas em um kanban. É a gestão do fluxo de criação de demandas em um projeto.
Existe algum termo que você não conheça o significado?
Nos diga nos comentários.
Até o próximo post!