O mundo passa por um momento delicado de sua existência e clama, mais do que nunca, por transformações profundas que pedem inovações. No que diz respeito ao ecossistema de impacto, novos modelos de negócio buscam solucionar problemas socioambientais, com sustentabilidade financeira para empresas e outros tipos de organizações.
Em 2020 a Tekoha participou, junto a outras 17 organizações do campo de impacto socioambiental, da construção da “Jornada da Estratégia Comercial: um Guia para Negócios de Impacto”, publicação co-construída para orientar e direcionar empreendedores de impacto na construção e implementação da estratégia comercial de seus negócios.
O conteúdo é apresentado em 4 etapas repletas de conceitos, métodos, ferramentas e propostas de atividades que podem ser utilizadas de acordo com a maturidade e necessidade de cada empreendimento, visando sua sustentabilidade financeira e a geração de níveis positivos de impacto socioambiental.
Disponível de forma gratuita para todo o público neste link, a publicação foi estruturada a partir da jornada de aprendizagem do Programa Empreender com Impacto 2020 – realizado pelo Mercado Livre, em conjunto com a Éditodos, Giral e Semente de Negócios – e do evento “Dinamizadores de Impacto, economia de impacto e resiliência pós-crise”, liderado pelo ICE.
Andressa Trivelli, líder na Rede Tekoha, conta como foi participar da iniciativa. “Durante os encontros online, as atividades propostas pelos facilitadores deram espaço e tempo para que todos as organizações presentes aportassem o conhecimento sobre a experiência delas referente à comercialização. O resultado da publicação, sem dúvida, é um retrato da realidade de várias organizações do país.”
Algumas organizações que estavam presentes nestes encontros também participaram da Jornada PQPS! e contaram seus casos para a gente, como a Climate Ventures, Empreendeaí e o IDESAM. Para conferir os episódios é só acessar anchor.fm/rede-tekoha.