Como encontrar oportunidades de trabalho e começar a atuar no campo de impacto socioambiental foi tema deste post aqui. Hoje, olhando para o desenvolvimento de produtos, e também para o desenvolvimento de projetos sociais e de governança, temos nos perguntado sobre quais as organizações que já se apropriaram do conhecimento e da compreensão sobre gestão de produtos e como isso tem sido aplicado às iniciativas de ESG nas empresas.
Recentemente, a Exame publicou uma reportagem mostrando que jovens têm ganhado salários altos, por estarem conectados com temas de impacto socioambiental. Isso tem sido uma tendência no mercado de trabalho, assim como é a gestão de produtos. Nossa pergunta aqui é: como essas duas coisas se relacionam? Como são as oportunidades de trabalho para gestão de produtos ESG?
Como trabalhar como gerente de produtos
O trabalho como gerente de produtos é para aquelas pessoas curiosas, que não se conformam em receber o job e só executá-lo. O GP (gerente de produtos) é quem vai entender por que e para que se está construindo aquele novo produto, avaliando se ele é realmente necessário.
Além disso, esta ou este profissional deve ser capaz de compreender a fundo para qual problema a organização endereça suas atividades e como o produto pode contribuir para solucioná-lo. Levando isso em conta, podemos considerar que a excelência para um gerente de produto é alcançada quando a solução consegue ganhar as proporções suficientes para resolver e/ou erradicar tal problema do mundo.
A posição de gerente de produto também é para quem é louco ou louca por entregar o resultado final. O processo e as tarefas a ele ligadas são os meios para este final.
Que tipos de trabalho podem ser feitos no campo de ESG
Profissionais de ESG são as pessoas que têm pressa de mudança.
Uma mudança estruturada para uma direção acordada. É esse profissional, tão cotado no mercado ultimamente, que vai colaborar com a empresa na adequação de processos relacionados à governança corporativa, temáticas sociais e temáticas ambientais. Claro, além da sustentabilidade, de maneira mais ampla.
Definitivamente, não é um processo “tarefeiro”. É necessária a capacidade de desenhar road maps, planejamento a longo prazo e ter a fixação por resolver os problemas sociais, ambientais e éticos gerados pela empresa.
Hoje em dia, no Brasil, essas discussões estão muito mais próximas às estruturas de C-Level. Pouco das equipes compreendem exatamente o que a organização quer ou deve fazer para sanar as questões que o campo de ESG levanta.
Como são as oportunidades que misturam a gestão de produtos e ESG?
Quando buscamos no mercado vagas que mencionem ESG, os resultados encontrados são poucos. E eles são ainda menores quando procuramos por vagas que relacionam a gestão de produtos ou a gestão de produtos ESG. Boa parte dessas oportunidades são disponibilizadas por empresas de grande porte e conectadas com temáticas voltadas às questões ambientais, como por exemplo, as de crédito de carbono.
Nós olhamos para o mercado internacional e avaliamos as empresas que estão ofertando vagas para gerentes de produtos focados no campo de ESG. Analisamos também o que elas buscam dos candidatos. Há oportunidades de trabalho para gestão de produtos ESG.
No próximo post, a gente vai mostrar essa avaliação que fizemos e ainda vamos dar dicas de como buscar outras oportunidades de trabalho como gerente de produtos focados em ESG.