Aproveitando o gancho da retomada das aulas em todo o país, separamos um projeto inovador de educação para compartilhar com você. Trata-se da Escola Sesc de Ensino Médio, um projeto do Serviço Social do Comércio – SESC localizado na cidade do Rio de Janeiro e que desde 2008 oferece educação formal para jovens de 13 a 18, do ensino médio. Além da escola em tempo integral, o projeto oferta residência aos alunos oriundos de outras cidades.
O projeto pedagógico que guia o ensino é baseado na cidadania e na articulação da área acadêmica e da educação profissional. Fazem parte da grade curricular e extracurricular cursos e atividades que complementem o projeto pedagógico em diversos espaços da instituição, como o Centro de Liderança, Teatro, Laboratórios, Oficinas, Salas de Artes, Música e Dança, Biblioteca e Complexo Esportivo, por exemplo.
Conforme os dados da instituição, atualmente o corpo discente possui 500 alunos e opera com sua capacidade plena. Em 2008, ano em que iniciou suas atividades, esse número era 176. O campus do projeto é de 131 mil metros quadrados e conta com uma estrutura completa para a educação e aprendizado.
Outro diferencial da instituição são seus requisitos de ingresso. Preferencialmente, são aceitos dependentes dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, com renda familiar bruta igual ou inferior a três salários mínimos. Há prioridade ainda para jovens regularmente matriculados em alguma escola da rede de ensino do Sesc ou que tenha cursado pelo menos dois terços do ensino fundamental em escolas públicas.
A partir de então, os candidatos aptos realizam o processo seletivo com provas de redação, gramática, matemática, ciências humanas e ciências da natureza. A aplicação da prova ocorre simultaneamente em todo o Brasil. A última parte do processo é uma entrevista. Anualmente a escola disponibiliza novas vagas.
Você pode conhecer mais sobre o #Sesc e #EscolaSescDeEnsinoMédio nas redes online da instituição. Gostou de conhecer um pouco sobre essa iniciativa? Compartilhe em suas redes.
Até a próxima!
Com informações de Serviço Social do Comércio – SESC e SescRio