Formação em empreendedorismo social
Resultados esperados nos encontros:
- Consolidar o entendimento de é empreendedorismo social
- Desenhar possibilidades de empreender socialmente nos próprios negócios e na comunidade
Principais números:
- 4 encontros de 4 horas
- 16 horas de conteúdos e dinâmicas
- 120 alunas participantes
Jornada de cada Workshop:
Objetivo que se buscava alcançar:
- Maximizar capital social e as relações entre as alunas para apoiar na transformação de suas comunidades;
- Estabelecer confiança e respeito entre as alunas por meio das suas decisões nos seus negócios, trabalhos e atuação comunitária;
- Fomentar um ciclo virtuoso de impacto, com o incentivo a ações que ajudam pessoas ou grupos.
Qual foi o caminho que percorremos?
Abaixo, explicamos como foi construído cada um dos workshops. Pensamos no desenho dos encontros especialmente para alcançar os seus resultados e objetivos.
Momento 1
Falas inspiradoras
Apresentar vídeos com casos de mulheres inspiradoras que transformaram suas realidades.
Momento 2
Aprendizados com as histórias
Três lições do Empreendedorismo Social para sua vida:
- O negócio como caminho de transformação de realidades
- Institucionalidade do negócio
- Sustentabilidade
Momento 3
Exercícios com a própria comunidade
- O que te incomoda na sua comunidade?
- Levantamento de problemas
- Levantamento de soluções
Contexto da capacitação:
O público das atividades foram alunas dos cursos técnicos de Manicure, Cabeleireiro e Maquiagem, em Camaçari, na Bahia, o maior complexo industrial do Hemisfério Sul. Apesar disso, é a cidade
Há uma atividade de capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade para atuar com o campo da beleza. Esta atividade conta com o essencial apoio do IFBA local.
As alunas são mulheres em situação de vulnerabilidade social ou familiar, além de mulheres que buscam qualificação para inserção no mercado de trabalho. A maioria das alunas residem no entorno do Campus do IFBA, mas também há aquelas que residem nos outros bairros do município.
Camaçari em 2019:
- Quase 300 mil habitantes
- 45% da população recebia meio salário mínimo mensalmente
- 12o lugar no Brasil no ranking da vulnerabilidade juvenil
- 52% do município tinha cobertura de saneamento básico
- 78% da população do município tinha cobertura por equipes de atenção básica
- IDHM é de 0,58 (escala de 0 a 1)
(fonte IBGE)
Adequação do conteúdo para o público
O tempo para as atividades era limitado. Por isso, não aprofundamos conceitos técnicos do campo de Empreendedorismo Social – focamos em possibilidades práticas. Além disso, adequamos o conteúdo para atender às expectativas das alunas.
O principal motivo das alunas quando procuram o curso da IFBA é se qualificar para gerar meios de geração de renda para suas famílias.
O que fizemos:
- Apresentamos um panorama geral sobre o que é empreendedorismo e empreendedorismo social;
- Apresentamos pessoas com quem as alunas pudessem se identificar;
- De maneira prática, buscamos soluções reais nas suas realidades;
- Discutimos lições que permitiriam começar a desenvolver um olhar social em sua atitude empreendedora.
- Construiu-se o entendimento de que o empreendedorismo social pode ser um caminho possível para geração de renda e de transformação da realidade na qual se está inserido.
Leia no post sobre empreendedoras sociais alguns exemplos inspiradores.
Avaliações e feedback recebidos das alunas após as formações:
“Que ótima atitude vocês em nos ajudar a “clarear as ideias” e despertar a vontade de empreender. Parabéns!! Obrigada!!”
“Que bom que nessa aula podemos aprender um pouco mais história de mulheres e pessoas que venceram na vida, com certeza é um incentivo”
“Gostei muito da presença de vocês, essa aula ajudou muito a não desistir”
“Que bom saber que juntas podemos ajudar nossa comunidade”
“Que bom que aprendemos juntas sobre soluções para os problemas da cidade”
“Poderiam vir mais vezes para mostrar mais experiências”
“Que pena que foi pouco o tempo”
“Podia ter mais assuntos e dinâmicas para que pudéssemos aprender muito mais”