guia de gestão de projetos

Padronização nacional de processos em gestão de projetos

Problema

Entendimento diverso entre as áreas do Escritório Nacional sobre quais são os procedimentos mais adequados na gestão dos seus  projetos.

Solução

realização de uma formação com representantes de diversas áreas e a consolidação de um manual de boas práticas que combina a realidade da instituição e as diretrizes do Project DPro.

Principais Números

40h de formação presencial
28 profissionais participantes
de 23 áreas distintas
16h de entrevistas
12 documentos lidos

CONHECER AS ROTINAS DA ORGANIZAÇÃO

ADAPTAÇÃO DA FORMAÇÃO À REALIDADE INSTITUCIONAL

REALIZAÇÃO DE FORMAÇÃO PRESENCIAL DO PROJECT DPRO

ENTREVISTAS COM PRINCIPAIS GESTORES PARA COLABORAR NA CONSTRUÇÃO DO MANUAL

ELABORAÇÃO DE MANUAL PRÓPRIO COM BASE NO PROJECT DPRO E NAS ENTREVISTAS

O que construímos com organização de porte nacional

Quando este cliente nos procurou, o principal intuito sempre foi realizar uma formação com diversos gestores de áreas que pudessem replicar o que aprendessem dentro das suas próprias equipes. Esta era uma premissa básica.

A organização trabalha em nível nacional com projetos nas áreas da saúde, lazer, cultura, educação e outros.

Para tal, era necessário que o conhecimento construído ao longo da formação levasse em consideração e se ancorasse no conhecimento prático dos participantes e que a metodologia do Project DPro fosse base para construir um guia de boas práticas para a gestão de projetos dentro da organização, após a formação.

A organização, seus gestores tem vivido o desafio de apresentar seus resultados de maneira mais objetiva para as lideranças.

O documento Guia que criamos e entregamos será levado pela equipe de Planejamento Nacional para os escritórios regionais como instrumento fundamental para orientação da gestão dos projetos localmente.

Uma entrega especialmente pensada para o este cliente

“O Project DPro tem que trabalhar para a gente e não o contrário.”

Com esta clareza, a agenda da formação e o guia elaborados foram especialmente pensados para que se pudesse extrair o máximo do conhecimento sobre gestão de projetos da própria organização e de cada um do grupo de profissionais presentes.

A possibilidade de adaptar o Project DPro à realidade de cada organização é o grande trunfo desta ferramenta, que se distingue de outras. Ao mesmo tempo, havia uma necessidade importante de trazer todos os participantes para um mesmo entendimento sobre alguns termos e conceitos no campo da gestão de projetos, em especial, na gestão de projetos sociais.

Alguns termos e conceitos, bem como ferramentas relevantes para o campo que sustentar a gestão das seis disciplinas da gestão de projetos no campo de desenvolvimento: tempo, recursos, justificativa, riscos, escopo e partes interessadas foram bastante discutidas ao longo deste projeto.

 

A formação

O Project DPro é a metodologia elaborada especialmente para o setor de desenvolvimento – setor de impacto socioambiental – e é base para qualquer outra metodologia escolhida na área.

Este curso foi idealizado pela área de planejamento nacional em conjunto com a Tekoha. A Tekoha é parceira da PM4NGOs (organização que detém a metodologia) e somos a nova tradutora oficial do material para português.

Este treinamento proporcionou aos participantes a possibilidade de:

  • aprendizado ativo e prático
  • aplicação das ferramentas em projetos reais
  • preparação para certificação internacional
  • discussão crítica sobre a metodologia apresentada para viabilizar sua aplicação em diferentes realidades buscando tornar a gestão de projetos mais ágil com projetos mais efetivos
  • momentos de troca e aprendizagem entre os participantes
  • conhecer novas tecnologias que facilitam o gerenciamento de projetos
  • refletir sobre como adaptar e levar os conhecimentos construídos para as realidades da instituição – e para suas regionais.

O curso foi ministrado pela Andressa Trivelli e pela Alexandra Meira que apoiaram o desenvolvimento do conhecimento coletivo pelo grupo e têm ampla experiência no campo. Por isso, o curso foi estruturado de acordo com os seguintes princípios:

  • Levou em consideração o conhecimento prévio dos participantes;
  • Aplicou as ferramentas em projetos reais da instituição;
  • Incentivou a discussão crítica sobre a metodologia apresentada para viabilizar sua aplicação em diferentes realidades;
  • Instigou a troca do aprendizagem entre os participantes, como parte essencial da consolidação do conhecimento;

A entrega do manual

Após a realização da formação, Márcio Pires conduziu entrevistas com profissionais da casa para preencher lacunas do nosso entendimento sobre como é a atual gestão de projetos na organização e quais as interfaces com os modelos sugeridos pelo Project DPro, bem como onde ainda há espaço para discussões aprofundadas e tomadas de decisão importantes para simplificação de alguns processos.

A premissa para a construção do guia é que ao final, ele teria que ser útil para os técnicos e gestores e deveria refletir a realidade local da gestão de projetos. O treinamento presencial também gerou outputs que colaboraram na sua elaboração.