A preparação para fazer a prova de certificação do Project DPro pode ser feita de muitas maneiras. Neste post, a gente orienta sobre um caminho que acreditamos ser útil e proveitoso para estudar para a prova.
A gente não pode deixar de mencionar que além de conhecer todas as ferramentas e boas práticas de gestão de projetos do campo social – orientados pelo Project DPro -, é de extrema importância que os profissionais do campo reflitam sobre a sua utilização e descubram os melhores jeitos de adaptar às necessidades das suas organizações.
Não podemos nos esquecer que os projetos de impacto só existem, porque há problemas sociais e ambientais que precisam ser resolvidos! As ferramentas devem facilitar a solução dos problemas.
Guia de boas práticas em gestão de projetos: Project DPro
O Project DPro foi criado por um grupo de organizações sociais como Save the Children, Oxfam, Care, Visão Mundial, Habitat for Humanity, CRS, Plan International, Mercy Corps que em 2007 se uniram para desenhar, com base nas suas experiências materiais de aprendizagem de gerenciamento de projetos. As referências existentes até então, eram as boas práticas de gestão de projetos tradicionais, ou comerciais. Boa parte das referências eram de guias da PMI (o PMBoK) ou o método Prince 2.
Estes compilados de boas práticas eram (e ainda são!) muito utilizadas na gestão de projetos, mas não levam em consideração as especificidades do setor de impacto socioambiental. Assim, quando o Project DPro começou a ser pensado, a máxima era criar um material que fosse adequado e abrangente para Organizações do campo social e ambiental.
Este grupo de organizações, coletou ideias e abordagens que cada uma já utilizava nos seus projetos. Identificou os objetivos de aprendizado adequados para equipes de organizações sociais e ambientais e também desenvolveu uma versão inicial de um currículo para um novo curso de gerenciamento de projetos.
Importância da Prova de certificação do Project DPro
A importância de alinhar alguns conceitos usados por todos e criar uma específica prova de certificação do Project DPro é para definir padrões, mas acima de tudo, uma linguagem comum para o gerenciamento de projetos no campo das organizações da sociedade civil em todo o mundo. Por fim, a primeira edição do Project DPro (que à época se chamava PMD Pro) foi lançada em 2010.
Simulado da certificação Project DPro
Uma das melhores maneiras para se preparar para a prova de certificação Project DPro nível Foundation é realizar o simulado.
A gente sugere que quem está se preparando para realizar a prova de certificação do Project DPro faça o simulado tantas vezes forem necessárias até acertar todas as questões.
Sugerimos que, para se preparar para realizar a prova de certificação do Project DPro, os candidatos respondam a cada pergunta e, independente se acertou ou não a resposta da pergunta, reflita e procure a justificativa da resposta. Este é um ótimo exercício para ganhar confiança para realizar a prova e para se familiarizar com todos os tipos de perguntas possíveis.
Realizar o simulado da prova de certificação do Project DPro é uma maneira de apoiar os estudos e permitir que o candidato tenha contato com as perguntas do exame de certificação. As perguntas do simulado não são as mesmas do exame real, mas são semelhantes.
Além disso, a plataforma do simulado é a mesma do exame real para alcançar a certificação do Project DPro. Isso é muito bom para se familiarizar com como é o sistema e o layout da prova real.
O método sugerido de responder às perguntas e checar a justificativa é uma ótima maneira de avaliar o conhecimento, construindo assim, um mapa claro do que ainda falta estudar.
Para ajudar quem quiser estudar fazendo o simulado, a gente preparou um material exclusivo com algumas das perguntas do simulado, com a justificativa. Para acessar esse material, basta incluir seu nome e email no formulário no final deste post, que você recebe o link para o pdf com o documento.
Como é a prova para certificação do Project DPro
A prova de certificação do Project DPro nível Foundation tem 75 questões. Para passar no exame e se certificar como profissional de gestão de projetos no campo de impacto socioambiental, é necessário responder a 49 perguntas corretas, o que corresponde a 65% de acerto de toda a prova.
O exame pode ser feito em 180 minutos, ou seja, 3 horas e não pode ser realizado com consulta.
As provas de certificação do Project DPro em nível foundation estão disponíveis em seis línguas:
- Árabe;
- Chinês;
- Espanhol;
- Francês;
- Inglês; e
- Português.
Há basicamente quatro tipos de perguntas no exame:
- Múltipla escolha, na qual há uma resposta correta;
- Múltipla escolha, na qual há mais de uma resposta correta;
- Preencher as lacunas e escolher uma das opções de múltipla escolha;
- Ranquear ou pôr em sequência frases, conceitos, ou situações.
Se o candidato não alcançar a pontuação mínima ou se ele quiser ter uma nova pontuação, é possível realizar a prova quantas vezes forem necessárias. É necessário frisar que para cada tentativa é necessário um voucher novo – ou seja, é necessário adquirir uma prova por tentativa.
Como fazer a Prova para certificação do Project DPro
O exame para a certificação do Project DPro, como explicado no tópico anterior, é feito online e está disponível na Plataforma de Exames da PM4NGOs.
Para realizar a prova, é necessário que o candidato tenha, primeiramente, uma conexão de Internet estável. É possível realizar a prova tanto em um computador como em dispositivo móvel – ainda que os computadores sejam mais recomendados.
O PC deve ter Windows ou macOS como sistemas operacionais. Além disso, para realizar a prova de certificação do Project DPro, é necessário que o candidato tenha conhecimento ao menos básico no uso da internet e suas plataformas, além de ter acesso a um endereço de email.
É recomendável que os candidatos usem o Google Chrome para acessar o sistema da prova para a certificação do Project DPro. Ainda que o sistema funcione na maioria dos navegadores, alguns podem ter dificuldade com outros navegadores, como o Microsoft Edge, por causa de configurações específicas.
Se o candidato tiver algum tipo de problema na sua conexão, computador ou dispositivo o exame e, por esse motivo, não puder terminar a prova no prazo estipulado, não será possível voltar e tentar novamente sem adquirir um novo exame.
Aquisição da Prova para certificação do Project DPro
O exame pode ser adquirido no site da PM4NGOs, ou também aqui na Tekoha com a gente.
Somos uma das organizações chamadas de invigilators do processo da prova.
A PM4NGOs não está disponível 24/7 para fornecer suporte para a realização dos exames. Por este motivo, os invigilators dão suporte para a realização da prova. A própria PM4NGOs recomenda que os candidatos entrem em contato com os parceiros de treinamento para realizar a prova com suporte.
Se você quiser que a Tekoha seja seu invigilator, basta se inscrever no formulário abaixo e nós te orientamos.
Receba por email as orientações para realizar a Prova de Certificação Project DPro
Para receber dicas de como se preparar para realizar a Prova de certificação do Project DPro e também as nossas orientações, preencha o formulário abaixo.
Sem pegadinha: as dicas são gratuitas e tem vários conteúdos bacanas para se preparar.