A Rede Tekoha é uma das iniciativas e organizações com projetos selecionados pela Chamada Elos de Impacto Incubação & Aceleração, realizada pelo ICE com apoio do Fundo Vale.
A PQPS – Perguntas e Questionamentos sobre Projetos Sociais, projeto proposto pela Tekoha e um dos contemplados, é uma jornada de aprendizados sobre gestão de projetos voltados à geração de impacto socioambiental. A Jornada vai disponibilizar ao ecossistema de negócios de impacto uma biblioteca inédita de casos e possíveis soluções em gestão de projetos em negócios sociais que será construída pela Tekoha a partir da troca de experiências vividas pelos gestores que participarão das atividades que serão ofertadas gratuitamente.
Entre as demais propostas apoiadas pela Chamada Elos de Impacto Incubação & Aceleração estão ações de organizações intermediárias para fortalecer e expandir o apoio a empreendimentos rurais em mais estados do semiárido brasileiro (Programa de Desenvolvimento de Empreendimentos Rurais do Semiárido ); incubar soluções voltadas à mitigação dos efeitos das mudanças climáticas (ClimaLab); criar uma plataforma de capacitação para novos empreendedores e empresas na região nordeste (Plataforma Norquest – Jornadas de Impacto) e elaborar critérios de avaliação de negócios de impactos e atualizar ferramentas de gestão em uma incubadora no Acre.
A chamada faz parte da iniciativa homônima, criada pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) para responder aos efeitos da pandemia de Covid-19 sobre o ecossistema de investimentos e negócios de impacto. Com apoio do Fundo Vale, o edital teve como objetivo apoiar organizações intermediárias – incubadoras, aceleradoras, iniciativas de apoio ao empreendedor, parques tecnológicos ou universidades – a manter, fortalecer ou incorporar a agenda de negócios de impacto neste cenário desafiador imposto pela crise, para que possam fazer parte da recuperação econômica no pós-pandemia.
Lançada no mês de junho, a chamada recebeu 53 inscrições de diferentes regiões do país. Foram selecionadas seis propostas, das quais cinco seguiram para a fase de assinatura de contratos. Até o momento, um total de R$ 125 mil foi doado para as organizações, que implementarão os projetos até dezembro deste ano.
A Andressa Trivelli, que hoje lidera a Rede Tekoha, é responsável pela articulação dos profissionais e está a frente das conversas com parceiros e clientes, fala mais sobre o projeto:
“Vemos muitos gestores de negócios sociais tecnicamente bem preparados, mas com muitos questionamentos sobre como conduzir e gerir os projetos pelos quais são responsáveis. Além da formação técnica, entendemos que há outros aspectos importantes em profissionais que gerenciam projetos e em gestores que se destacam na sua atuação, como ampla gama de experiência prática, vasto repertório crítico sobre os problemas socioambientais e hábito de revisar rotineiramente seus comportamentos passados. A PQPS promoverá um espaço de trocas sobre gestão de projetos em negócios sociais, que permitirá a busca por respostas específicas sobre as perguntas e questionamentos de gestores de projetos executados por esses negócios. O reconhecimento da jornada pela iniciativa Elos de Impacto agrega a chancela técnica de uma das organização mais relevantes do campo a uma iniciativa desenhada com praticamente nenhum recurso. O curso poderá ser ofertado gratuitamente graças ao financiamento da chamada e o reconhecimento aumenta a visibilidade e as possibilidades de acesso para os casos que serão produto da metodologia da formação. Nossa premissa é que permitir acesso livre aos casos, por meio de uma biblioteca digital, pode colaborar para a melhoria da gestão dos seus próprios negócios sociais.”
Sobre a seleção
O edital foi organizado em duas categorias. Em fortalecimento institucional da organização estavam previstos projetos com o objetivo de fortalecer capacidades de gestão institucional e técnicas para o atendimento a empreendedores. A segunda categoria buscava iniciativas que preveem o desenvolvimento de instrumentos, ferramentas, metodologias e ações específicas para apoio a negócios de impacto.
Uma seleção prévia foi realizada por membros da equipe do ICE, enquanto a seleção final foi conduzida por um comitê externo composto por Juliana Vilhena (Fundo Vale), Laura Motta (Mercado Livre), Fábio Deboni (Institute Sabin), Daniela Arantes (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES), Guilherme Calheiros (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – Anprotec) e Devam Bhaskar (Instituto Alok).
O grupo utilizou como critérios o grau de alinhamento com a temática de negócios de impacto, resultados esperados com a iniciativa e a viabilidade da proposta. A colaboração entre diferentes atores para realização do projeto foi um diferencial considerado na avaliação. No total, oito organizações estão envolvidas nas cinco propostas contratadas até o momento.
Conheça os outros projetos contemplados:
Incubadora de Agronegócios das Cooperativas, Organizações Comunitárias, Associações e Assentamentos Rurais do Semiárido da Paraíba – IACOC
Região: Campina Grande – Paraíba
Projeto: Programa de Desenvolvimento de Empreendimentos Rurais do Semiárido
Objetivo: fortalecer e expandir o apoio a empreendimentos rurais que geram impacto positivo no semiárido brasileiro: Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. O programa terá como público-alvo empreendedores rurais que enfrentam dificuldades, principalmente na comercialização dos seus produtos em decorrência da pandemia.
Impact Hub Curitiba
Região: Curitiba – Paraná
Projeto: ClimaLab
Objetivo: o ClimaLab, programa de incubação de soluções voltadas para mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, tem como objetivo desenvolver as propostas vencedoras do Climathon Curitiba, edição local do hackathon global. Com o apoio da chamada, pretende-se desenvolver entre seis a dez soluções apresentadas no Climathon de Curitiba, cidade reconhecida por suas ações voltadas à sustentabilidade.
Impacta Nordeste
Região: Natal – Rio Grande do Norte
Projeto: Plataforma Norquest – Jornadas de Impacto
Objetivo: criação de uma plataforma de cursos online de pré-incubação e aceleração com o objetivo de fortalecer os intermediários da região (consultores, consultorias, produtores de conteúdos úteis aos empreendedores), capacitar de forma prática, ágil e acessível os novos empreendedores, além de diversificar a monetização do Impacta Nordeste e reduzir a dependência de parcerias estratégicas.
IFAC
Região: Rio Branco – Acre
Projeto: elaboração de critérios de avaliação de negócios de impacto e atualização do sistema de gestão da incubadora para a inclusão de critérios relacionados a impactos sociais e/ou ambientais.
Objetivo: Protocolos e critérios, assim como um sistema de avaliação atualizado, apoiarão a seleção e o acompanhamento de empreendimentos de impacto na incubadora mista do Instituto Federal do Acre, estado que tem potencial para ampliar sua conexão com o ecossistema de investimentos e negócios de impacto.