Em nosso primeiro encontro, o objetivo que tínhamos com o VSF (Vamos Ser Francos) 1 era de alinhar alguns conhecimentos iniciais sobre projetos para o campo de impacto social. Por isso, focamos a apresentação em três elementos centrais:
- o triângulo de gestão;
- a relação entre projeto, programas e portfólio; e
- o ciclo de vida de projetos.
Triângulo de Gestão em projetos socioambientais de sucesso
O triângulo de gestão é uma forma gráfica de apresentar a relação entre as entregas, o tempo e os custos de um projeto. Quando uma organização agrupa diferentes projetos com entregas correlacionadas ou que atuam na mesma região territorial, estes grupos de projetos são chamados de programas. E o conjunto completo de todos os projetos entregues por uma organização integram o portfólio desta. Por fim, considerando o tempo do projeto, é importante considerar que este tem um ciclo de vida, que vai desde a identificação do problema até o encerramento.
Casos para ilustrar triângulo de gestão e programas de projetos socioambientais
Os casos didáticos preparados para o VSF1, do CADI e do Instituto H&H Fauser, de alguma forma se adentraram na discussão de fazer uma “gestão de projetos de sucesso”. E, certamente, uma gestão de projetos de sucesso envolve o bom estabelecimento do triângulo de gestão, a diferenciação entre projetos e programas, e a compreensão do ciclo de vidas do projeto. No entanto, ao analisarmos os casos, percebemos que estes elementos podem variar em cenários específicos. Por exemplo, será que uma boa gestão de projetos se diferencia no campo dos negócios sociais?
Perguntas importantes para entender os elementos para uma gestão de projetos “de sucesso”
E foi assim que abrimos a discussão para os participantes, com o intuito de debater três questionamentos: o que significa fazer uma gestão de projetos de sucesso no campo de desenvolvimento? Existem diferenças para projetos em negócios de impacto? E existem diferenças para o gerenciamento de programas? As conversas nos grupos trouxeram valiosas reflexões que, esperamos, possam guiar o trabalho dos participantes desta jornada PQPQS.
Achados sobre quais são os elementos para uma gestão de projetos “de sucesso” em negócios de impacto socioambiental
Primeiro, que a gestão de projetos de sucesso no campo de desenvolvimento socioambiental (ou campo de impacto socioambiental) envolve o equilíbrio entre os lados do triângulo de gestão (entregas, custos, tempo). Terminar o projeto com equilíbrio – isto é, fazendo as entregas dentro do prazo e custo acordados – é o resultado final do projeto e a principal função do gerente de projetos.
Segundo, que a gestão de projetos de negócios socioambientais traz desafios no que refere à sustentabilidade financeira, visto que as entregas precisam ser alinhadas com a entrada dos recursos de venda de produtos ou de serviços do projeto. Assim, possivelmente enquanto um projeto no campo de impacto tem uma equipe de mobilização de recursos, talvez o projeto em negócio social precise estruturar uma equipe de vendas e satisfação do cliente. E além de somente identificar os problemas socioambientais a serem resolvidos, projetos de negócios de impacto precisam desenvolver pesquisas de mercado para conhecer melhor os potenciais clientes e seus interesses.
Por fim, o bom gerenciamento de programas envolve a gestão da complexidade existente em balancear as entregas, recursos e prazos dos projetos acontecendo de forma concomitante.
Considerações finais sobre o VSF1, sobre os elementos para gestão de projetos “de sucesso”
Estas reflexões não encerram a discussão destas diferenças tão relevantes. Mas abrem caminho para novas práticas e para a compreensão dos elementos que diferenciam – e unem – a boa gestão de projetos em diferentes campos.
Nós vamos postar as principais conclusões dos VSFs aqui no nosso blog. Se você quiser ler todo o material que embasou as conversas do VSF1, você pode acessar a curadoria da deste encontro da Jornada PQPS! gratuitamente na Aupa neste link.